quinta-feira, 26 de maio de 2011

Então, muito tempo sem postar aqui, não é? Acredito que é a falta de gente comentando... Enfim, eu compreendo, afinal eu sou completamente antisocial com relação aos comentários, nunca tenho vontade de responde-los imediatamente, demoro séculos para responder as pessoas. E nem mesmo comento muito nos blogs que mais frequento, sou uma leitora invisível. Mas, penso, será que alguém le as baboseiras que escrevo aqui? Será que tenho alguns leitores invisíveis? Risos.

Bom, além desse fato, cansei simplesmente do computador. Este meu computador está tão velho... Aliás, não tão velho assim, mas por conta da obsolescencia programada criada pelo seus fabricantes, ele está cheio de problemas. O coitadinho demora anos pra fazer as coisas, 30min só pra ligar. Logo, cansei. Foi até bom, pois o vicio do computador diminiuiu pelo menos um tiquito. Tenho notado que não tenho feito praticamente nada produtivo e cansei disso. Ficar no computador ou vendo TV o tempo que não estou na escola não é o que eu chamaria de produtivo (na verdade, sedentário).

Hoje, resolvi criar uma regrinha pra mim, nada de computador ou TV por muito tempo. E redescobri novas coisas, fiquei desenhando, escrevendo, dançando loucamente pela sala até agora! Só parei pois preciso correr pro ballet (sim, não faltei nenhum dia ainda e estou adorando, talvez eu ainda tenha algum restinho de determinação e disciplina dentro de mim!). E como essa regrinha foi boa! Agora falta consertar minha bike, saudade de andar pela praia com ela...  

Quanto a dieta e ao meu peso, a balança mentiu da última vez que estive aqui no blog. E isso me deixou muito pra baixo, pois ao inves e ter emagrecido como a balança mostrou, eu engordei. Essa minha balança digital é toda problemática! Bom, agora estou me controlando melhor quanto a comida e aos horários de refeição, mas ainda belisco um pouco, torradas e cream crackers. Tenho de parar! (E não estou conseguindo anotar o que como, sempre esqueço). Por enquanto estou fazendo tudo direitinho, ou melhor quase. Acho que não estou me sacrificando o suficiente... No pain, no gain! Preciso fazer mais exercícios, só estou fazendo ballet 2x por semana e minha alimentação está boa mas não perfeita... Acho que vou voltar pra academia, eu queria, na verdade, entrar no futebol... Mas acho que não vai dar certo. E todo fim de semana vou surfar! Surfe é meu esporte predileto (até mais que ballet) e não o pratico com a frequencia que eu gostaria (principalmente por vergonha do meu peso - biquini).

Ai, agora tenho de correr mesmo! Está perto do horário do ballet, amanhã volto aqui! Muita força, beijão

segunda-feira, 9 de maio de 2011

domingo, 8 de maio de 2011

Que baita burrice que eu fiz... Cometi o mesmo erro que sempre cometo. Foi dia das mães, e enfiei o pé na jaca bem enfiado. Amanhã vamo que vamo, vou compensar por esses dois dias perdidos com outros dois dias com pouquíssimos carboídratos no cardápio. E vou voltar a postar tudo o que como aqui, essa é minha nova meta, anotar tudo o que como até o final de meu emagrecimento! Foi uma burrice mesmo, cometer erro mais de uma vez. Agora tenho que aprender!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Por incrível que pareça me pesei ontem (dia da minha pesagem oficial) e deu 61.5, eu hein!

04/05/2011
Café-da-manhã:
200 ml de leite desnatado
1 brownie
1 barra de cereal
Lanche-da-manhã:
1 goiabada diet (22 kcal)
Almoço:
1 fatia de mussarella de bufala
Salmão grelhado
Legumes cortadinhos
2 col. e sopa de grão de bico
Lanche:
Uvinhas passas
4 morangos
4 fatias de abacaxi
Jantar:
2 1/2 hamburguinhos empanados de peixe (não confio muito, mas dizia ter 50 kcal cada hamburguinho na embalagem...)
1 clara de ovo
Ceia:
1 barra de arroz integral c/ açúcar organica (62 kcal)

Hoje acabei esquecendo de tudo que comi... Acabei não anotando na hora. Espero ter feito as contas certinho. Ah, e parei de tomar o oléo de cartamo por um tempo, notei a presença de muitas espinhas no meu rosto e tenho quase certeza que a culpa foi dele (mais a minha purberdade né). Beijão.

terça-feira, 3 de maio de 2011


Oie! Me pesei para o desafio da Lu Francesa, estou com 62.1 kg... Engordei, mas o que eu queria, um milagre? Com o que eu comi é claro que a balança ia ter efeito negativo. Não vou me desesperar! Achei um peso justo. Agora vamos que vamos, fazer o possível para contornar essa situação! Entrar de cabeça na disciplina!

03/05/2011 
Café-da-manhã:
200 ml de leite desnatado
2 torradinhas integrais (50 kcal)
2 barrinhas de cereal (aprox. 200 kcal)
Almoço:
2 colheres de sopa de feijão
1 colher de sopa de arroz
1 clara de ovo
Lanche:
3 morangos
Uvinhas passas
1 balinha de goiaba-banana (aprox. 10 kcal)
1 torradinha integral
Jantar:
2 clara de ovo e 1 gema (um ovo cozido e uma clara no microondas)
2 fatias de salmão defumado (hmm...)
Baby carrots
Ceia:
1 morango
1 goiabada diet (22 kcal)

Nada exemplar, admito... No entanto, ao menos estou me controlando de novo e estou contentíssima! Entrei naquele blog qual já mencionei por aqui, e me ajudou muito. Percebi que não adiantava mais continuar do jeito que eu estava, eu não tinha motivação. Ela é tão facilmente apagada da minha memória... Resolvi escreve-la em um papel e imprimi-la, assim nunca a esqueço. Isso foi de grande ajuda! Afinal, a motivação tem de vir de dentro, quando voce de fato souber a sua na ponta da língua, não haverá erro. Além disso, passei a notar tudo o que estava fazendo errado na alimentação, tentando consertar. Bom, ainda tenho muito o que consertar, mas, com paciencia, vou sim conseguir mudar meus hábitos alimentares. Afinal, se tantos foram capazes, porque nós também não somos? Reserve um tempinho para pensar na sua motivação! Eu sempre lia isso, mas nunca o fazia de verdade, eu pensava que já sabia minha motivação... Na verdade, eu a sabia, mas havia a esquecido e era necessário desenvolve-la. Muita força, eu tenho certeza que todos vamos conseguir! 

PS: Finalmente entrei no ballet! Nem preciso falar que sou a pior e a mais gorda da turma, risos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Oi, como voces estão? Bom, vou passar à anotar tudo o que como aqui! Vamos lá!

02/05/2011
Café-da-manhã:
200 ml de leite semidesnatado
1 col. de sopa de granola light s/ açúcar com mel
Lanche-da-manhã:
1 bananada
Almoço:
1 palma de carne assada
Legumes picadinhos (ervilhas, cenoura, xuxu e uns outros verdinhos)
2 ovinhos de codorna
Tomate
1 fatia pequena de mussarela de búfala
Lanche:
8 balinhas de goiaba-banana (72 kcal)
Jantar:
Sopa de legumes com frango
Ceia:
Pedacinhos de manga rosa

domingo, 1 de maio de 2011

To muito mal, muito desanimo. Resolvi resumir meus errinhos na dieta, talvez me ajude...

Meus erros:
1) Não anoto o que como.
Solução: Passar a anotar o que como, assim não esqueço da minha alimentação e posso fazer as contas dos pontos adequadamente.

2) Belisco entre as refeições.
Solução: Horários determinados para cada refeição, inclusive para beber água. E quando der vontade de comer alguma coisa quando estiver em casa, dar uma volta.

3) Não faço exercícios com frequência.
Solução: Não ceder à preguiça e passar a me exercitar (entrar no ballet e na academia).

4) Não bebo água o suficiente, e bebo durante as refeições.
Solução: Os horários determinados, como falei acima.

5) Piso o pé na jaca nos feriados, aniversários, fds e etc.
Solução: Parar de pensar que é o fim do mundo apenas por causa de uma mordida. Se organizar na véspera de tais feriados.

6) Crio desculpas.
Solução: Parar de inventar desculpas. Dificuldades nós todos temos. É falta de dinheiro, falta de tempo. Mas, quando a gente quer realmente não tem desculpa. Começar a procurar maneiras de contornar as dificuldades, ao invés de nos curvarmos a elas. Abandonar a dieta não vai resolver seus problemas!

7) Penso sempre em compensar no dia seguinte.
Solução: Não pense em deixar tudo pra depois. A vida é curta, não desperdice cada momento de sua vida. Desta forma, você nunca conseguirá realizar seus sonhos antes do fim de sua vida. Carpe diem.

8) Penso que não sou capaz.
Não importa sua idade, não importa seu peso, não importa quantas vezes você tentou e não deu certo...se você quer, você pode! Tente outra vez! Se os outros conseguem, porque você não? Você é tão capaz quanto eles.

9) Porque sempre saio da dieta?
Falta de persistência. Nós nos acostumamos com absolutamente tudo nessa vida, tanto as coisas boas como as ruins. Mudar não é fácil. Muitas vezes nós não persistimos o tempo necessário para que certos comportamentos se tornem um hábito. Para chegarmos ao ponto em que nos sentiremos realmente mal no dia em que não pudermos manter a nossa rotina alimentar e as atividades físicas. Enquanto esse dia não chega estamos sempre correndo o risco de voltar aos hábitos antigos mesmo que estes façam mal! O ser humano é um animal de hábitos. Dizem que um novo hábito leva 21 dias para ser instalado e fazer parte da sua rotina. Então eu acho que a única solução aqui é realmente insistir e insistir. E depois persistir, persistir e persistir.

Créditos por algumas frases: deobesaasarada.blogspot.com (blog maravilhoso, recomendo).

quinta-feira, 28 de abril de 2011


Então, como foi a páscoa para voces? Pra variar, não consegui me comportar com o chocolate. Contudo, me pesei ontem e estou pesando 61.9 kgs! Ufa, ainda bem que não engordei, mesmo comendo dois ovos inteirinhos (um ovo prestígio em apenas um dia, e ovo 4 clássicos da kopenhagen em 3 dias). Bom, ainda tenho um ovo meio amargo fechado, e ele vai continuar neste estado por um bom tempo.

Ontem o desafio Desistir Jamais, qual estou participando, teve início. Estou muito animada, afinal, acho difícil encontrar desafios assim. Tenho certeza que o apoio e a competitividade vai me ajudar muito, já que, constantemente nos sentimos sós nessa batalha.

Acho que finalmente estou encontrando meu controle de novo... Mas olha, é difícil, viu. Acabei de comer duas bananinhas sem açúcar. A vontade de doce que tenho à noite é alucinante... Mas enfim, quero muito vencer esse desafio. Cansei, desta vez não vou me deixar levar! Depois escrevo mais aqui no blog, tenho estado meio ocupada. Beijão

sábado, 16 de abril de 2011

Aloha! A fase 1 do projeto foi boa, consegui ficar sem ingerir doces. Como essa foi a fase 1, a única restrição era doces calóricos em geral, e produtos com adição de açúcar, mas ingeri barras de gergelim, chicletes, frutas e geléia (todos diet). Pelo menos, estou recuperando o meu controle!

Na verdade, foram minha mãe e meu avô que me ajudaram. Desabafei com eles do problema que estava tendo com compulsões de doce e tal. Minha mãe relembrou o fato da auto-estima ser importantíssima no emagrecimento, logo, sempre que me olho no espelho e penso que estou gorda, penso "sou linda, tenho direito de me achar linda, sou forte", nada exagerado e convecido, apenas com o intuito de me ajudar a acreditar que posso, assim como qualquer outra pessoa. Meu vovusko percebeu o quanto eu estava obcecada com o emagrecimento (e ainda estou, mas ainda assim, estou melhorando), e isso não ajuda. Pois, quando focamos apenas no emagrecimento, pensando nisso a maior parte do tempo, só pensamos em comida e esquecemos do resto, por isso, é bom focar (não obcecadamente) em outra coisa, como por exemplo, os estudos. Pensando em emagrecimento a maior parte do meu tempo sempre fico andando pela cozinha, sério, eu vou MUITO à cozinha, eu belisco toda hora! E isso tem que parar, tenho de ir a cozinha apenas nos horários das refeições (ou para beber água), já é praticamente um hábito.

Quanto ao meu peso... Vergonha alheia! Engordei tudo de novo, estou com 62.2 kgs. Não atingirei à minha meta à tempo (meu esquema era 55 kgs até final de maio)... Logo, criarei uma nova. E vamos que vamos, recuperando o prejuízo!

PS: Hoje tive meu momento vaidade, estou tentando me cuidar, me amar... Guardei um tempo apenas para hidratação no cabelo, creminhos para pele e corpo, etc, etc... É tão bom!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Não estou mais aguentando, que inferno! Eu ataquei doce de leite hoje de novo e ainda comi chocolate. Nem eu me entendo. Porque eu tenho esses impulos inconscientes? Eu sei que é errado! Então, vou criar um novo projeto sem doces, entretanto, esse vai ser diferente do interior (eu tenho que me livrar disso, parece uma droga).

PROJETO SEM AÇÚCAR
Fase 1 (inicio:14/02)
- Ficar dois dias sem qualquer ingestão de açúcar.
- Tomar chá verde nos dois dias toda vez que der vontade de algo doce.
- Anotar tudo o que comer.

Então, é isso, a patir de amanhã, vamos para a fase 1... Eu tenho que acabar com isso, eu vou encontrar meu controle de novo! (O dia da pesagem será dia 15, que medo... Acho que devo ter engordado tudo que emagreci e ainda mais depois desses ataques, se o projeto não der certo nem sei mais o que fazer...)

terça-feira, 12 de abril de 2011


Estou muito triste... Depressiva, para ser mais exata. Estou assim por causa da minha falta de controle, desde o fim de semana... aliás, desde o meu aniversário tenho me desequilibrado na alimentação e na prática de exercícios. Isso me deixa tão triste e angustiada, aiai.

É o doce (bom, na verdade sou eu, a culpa em si não é do doce, mas sim da minha falta de controle perto desses danadinhos). Exatamente, por essa razão que resolvi ficar o mes de abril sem ingeri-los. E quem disse que fui bem-sucedida? Pois é, primeiro de abril (risos, que ironia essa data, né?) já estava lá a dona elefantinha dando uma furtadinha no que restou de bolo de aniversário. Afinal, porque sou assim? Porque o doce representa uma ameaça para mim, quanto para outros ele quase não faz diferença? Eu não me conformo mais com isso, e quero reduzir a ingestão de doces, entretanto, desta vez não cometerei o mesmo erro de antes. Antes, eu planejava um jejum de doces de maneira drástica, qual tenderia a ser realizado logo após o meu aniversário repleto de brownies e chocolates. Ou seja, lá estava moi querendo, no dia seguinte, ficar sem ingerir qualquer tipo da açúcar. Radical, não? Afinal, açúcar engorda, isso está relacionado com a insulina (recomendo este artigo para voces entenderem, aliás, recomendo todos os artigos deste site: emagrecerdevez.com). Além disso, é um tipo de alimento que sempre foi um obstáculo para minhas dietas. Sim, o jejum não era uma má ideia, de certa forma. Mas como eu conseguiria ter força de vontade o suficiente para mudar de hábitos de um dia para o outro drásticamente? Estamos falando de mim, a pessoa mais viciada do mundo em sacarose. Conclusão, ideia boa, mas fadada ao fracasso.

Só para constar, hoje devorei 1/2 pacote trakinas e mais 2 kitkats ou mais, por isso resolvi desabafar aqui. Enfim, arrasada, resolvi pesquisar a respeito do assunto. Não tenho como afirmar que todas as referencias estejam certa, estamos falando de internet, onde há evidentemente, muita baboseira e mentira, por aí. Mas resolvi acreditar no que me parecia mais razoável, quero ainda encontrar algum livro que me explique mais sobre o assunto, tipo alguns livros de psicologia sobre alimentação e tal, existem livros assim? Bom, vamos lá.

As pessoas, em geral, tem atração por doces. Podemos ver em crianças, por exemplo, que aprendem a comer doce facilmente, ao contrário dos vegetais, o que pode demorar algumas vezes até que elas se acostumem com tal alimento. Estima-se que isso ocorra pois nossos antepassados se alimentaram de frutas e leite materno por milhões de ano, além do fato de alimentos mais calóricos, como doces e gorduras, terem contribuído para a nossa sobrevivencia nos momentos de escassez de comida. Outra explicação para essa atração, é a serotonina presente nos doces. A serotonina é uma molécula neurotransmissora, ou seja, que está envolvida com a comunicação dos neuronios. Ela controla a liberação de alguns hormonios e regula o apetite e o humor. Baixos níveis de serotonina geram depressão. Por isso, muitas vezes, quando estamos de TPM, e decorrente disso mais depressivas, temos uma vontade maior de ingerir doces. Sua ingestão gera bem-estar e melhora o humor.

Acho que muitas de nós reconhecemos que quem tem mais problemas com os doces são as mulheres. Isso acontece porque as mulheres, tem níveis mais baixos de serotonina no cérebro do que os homens. Não está comprovado, mas o hormonio estrogenio (presente em quantia bem mais significativa nas mulheres) também pode estar relacionado com o fato das mulheres ingerirem mais doces que os homens.

"A ingestão de carboidratos aumenta a disponibilidade do triptofano (precursor da serotonina) no cérebro. Os carboidratos com alto índice glicêmico têm mais condições de promover síntese de serotonina e conseqüentes melhoras no humor. Para pessoas sensíveis, cujos níveis de serotonina são baixos, o açúcar funciona como uma espécie de droga", explica a nutricionista Scheila Wolschick. Como podem ver, os doces tendo um maior índice glicemico (isso também é explicado no site que postei alguns parágrafos acima), promovem essa sensação de bem-estar com mais intensidade do que outros carboídratos, sendo um prazer apenas imediato, já que aumenta o nível de serotonina apenas em um curto período. Bom, então, como aumentar o nível de serotonina sem a necessidade de ingerir carboídratos?

- Fazendo exercícios com mais frequencia, pois há a liberação de endorfina, elevando os níveis de serotonina. O recomendado é de no mínimo 30 min de exercícios, 3 vezes na semana.
- Se expor a luz natural do dia, ou seja, ao sol, aumenta a serotonina naturalmente (isso acontece por causa do aumento dos níveis de melanina). Por isso, tente sair de casa e ficar no mínimo 30 minutos ao ar livre durante o inverno, e 90 minutos durante o verão.
Jane Corona, médica especialista em nutrologia, ressalta também a importância dos horários regulares para se alimentar e dormir, já que o corpo funciona como um relógio ao produzir substâncias que interferem no humor. Segundo ela, no momento em que acordamos, nosso corpo precisa de boa dose de dopamina para nos conectar com o mundo. À noite, para descansar, precisamos da serotonina e da melatonina, oxidante natural que atinge seu pico às 2:00 horas da manhã. O desequilíbrio nos ciclos pode levar à depressão.
 - Evite açúcar, excesso de cafeína e álcool. Afinal, como explicado acima, o aumento dos níveis de serotonina são temporários, gerando um descontrole e vício. No entanto, tente ingerir os carboídratos considerados mais saudáveis, como os integrais com menor indíce glicemico.
- Proteínas como frango, peru, ovos e queijo contém triptofano, contribuindo para um aumento de serotonina.
- Substitua o açúcar pelo mel integral, que é rico em triptofano e possui índice glicêmico baixo (se consumido com absoluta moderação).
Obs1: Drogas como fluoxetina e sibutramina também controlam o nível de serotonina e por isso podem ser utilizados como auxiliadores do emagrecimento. Mas, eu não recomendo que o utilizem, a não ser com prescrição médica.
Obs2: Não utilize aspartame como substituto ao açúcar, pois ele diminui a biodisponibilidade do triptofano, reduzindo os níveis cerebrais de serotonina. Prefira o Stévia ou mel integral.

Eu acabei concluindo mais uma coisa, podemos notar que a dieta Atkins que consiste em uma dieta com restrição aos carboídratos se torna díficil de seguir e por parte, isso se dá porque os níveis de serotonina ficam desregulados. Não sei se é isso que de fato ocorre, mais foi uma conclusão minha.

Outro aspecto que pode nos levar a pecar tanto com o doce está relacionado com nossos hábitos alimentares quando menores (que geralmente são os determinantes para os nossos hábitos atuais). A alimentação que é nos ensinada por nossos pais e a nossa cultura também são influencias aos nossos hábitos. Além disso, li em algum lugar que herdamos as características de nossas papilas gustativas de nossos pais, determinando o prazer ao sentir certo gosto e tal. Pena que não estou encontrando o site onde li sobre isso, logo não tenho como assegurar que seja verdade ou não. Bom, sabiam que a Organização Mundial de Saúde, recomenda que o açúcar não ultrapasse 10% das suas calorias diárias? Pois é, fiquem de olho.

Conclusão final para uma melhora na frequencia de compulsão de doces:
- Faça exercícios frequentemente (30 min, 3x por semana)
- Medite se estiver ansiosa (preste atenção em sua respiração, relaxando)
- Exponha-se a luz do sol todos os dias, nada de dar uma de vampirinha.
- Tenha um sono equilibrado, sem dormir mais ou menos do que o necessário. Assegure-se de ter de 6 a 8 hrs de sono toda noite, sem desregular seus horários. Se sentir muito sono durante o dia, tire uma soneca de no máximo uma hora.
- Alimente-se em horários regulares, de 3 em 3 horas.  

- Utilize alternativas como frutas (mas lembre-se, fruta contém frutose, e engorda, então com moderação)
- Para evitar a depressão (assim, evitando o consumo de doces com o objetivo de obter prazer), invista em alimentos como amêndoa, avelã, nozes, semente de linhaça (por causa da presença de ômega 3), semente de gergelim e cereais integrais.
- Não deixe os doces à vista pela casa, o que pode se tornar uma tentação muito grande.
- E se tiver alguma compulsão, não seja pessimista! Pensa no que voce pode fazer diferente da próxima vez. Com um bom planejamento, voce pode comer doces de forma adequada. Se voce se frustar, e se sentir culpada, acabará comendo doces novamente visando acabar com a depressão.

Referências (sites): 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07
LilySlim Weight loss tickers